Review - Debi & Lóide: Dois Idiotas em Apuros (1994)
- Lucas Kadoshi
- 15 de abr. de 2020
- 2 min de leitura

Típica comédia pastelão, que entrega o melhor do que esse subgênero pode oferecer. Um dos vários clássicos dos anos 90.
Os anos 90, definitivamente, foram uma grande época para o cinema. Muitos clássicos nasceram, não atoa, naquele momento, e "Debi & Lóide: Dois Idiotas em Apuros" é com certeza um deles. A narrativa pitoresca e a atuação "over the top" de Jim Carrey e Jeff Daniels são uma marca eterna de muitos saudosistas do home vídeo (VHS), daqueles que assistiram no famoso "passou na TV" (que foi como eu vi pela primeira vez) e, com alguma sorte, aqueles que, talvez, tiveram a oportunidade de vê-lo no cinema. Hoje, felizmente, o streaming está aí para nos ajudar, não é mesmo?!
A técnica de humor típica das "comédias pastelão" está presente aqui, e em sua melhor forma, sem dúvida. Uma cena escrachada, exagerada e absurda take após take. É impossível não rir.
O filme diverte em muitos pontos, isso é óbvio. Mas, dentro de seu subgênero (pastelão), fica retido e contido talvez um pouco, digamos, mais do que o necessário. Mas, isso também, não é um problema para quem curte esse tipo de filme.
Um outro ponto bem salutar, é a empatia que Lóide e Debi conseguem provocar no espectador. Sim, empatia, você leu bem. São dois patetas mas com "coração", por assim dizer.
Veredito: O pastelão que marcou a infância de muita gente. Que é bom porque é simples, engraçado e cheio de cenas memoráveis (muitas das quais se tornaram memes repetidos a torto e a direito no Twitter, Facebook, Instagram e etc).
Ficha Técnica:
Debi & Lóide: Dois Idiotas em Apuros (Titulo Original: Dumb & Dumber – EUA, 1994)
Direção: Peter Farrelly
Roteiro: Peter Farrelly, Bennett Yellin, Bobby Farrelly
Elenco: Jim Carrey, Jeff Daniels, Lauren Holly, Mike Starr, Karen Duffy, Charles Rocket, Victoria Rowell
Duração:107 min.
Nota:

Comments