Review - Missão: Impossível (1996)
- Lucas Kadoshi
- 16 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de abr. de 2020

“Missão: Impossível” é uma boa e pequena torta de chocolate: rápida de se saborear e demorada em sair da memória de quem come.
Brian de Palma traz uma história interessante e que mistura ação com aventura de uma maneira divertida e intensa. E, nos brinda com um elenco estelar – Tom Cruise, Jon Voight, Ving Rhames, Jean Reno, entre outros. O personagem principal da obra, embora não dê nome ao filme, é Ethan Hunt, um agente do IMF (acrônimo em língua inglesa para “Impossible Missions Force”) que é pego numa intrincada trama, que envolve traição a sua agência e seus companheiros agentes mortos em missão. Diante dessa revelação e dos acontecimentos, Ethan é acusado de ser o traidor, se rebela, e parte em busca de limpar seu nome.
O filme tem pouca duração (apenas 1h e 50 min), mas isso não é um demérito, pois a velocidade dos acontecimentos fornece ao filme a sensação de pressa e urgência que o torna capaz de prender atenção do espectador e deixá-lo em estado de empolgação do início ao fim.
As cenas de ação, por sua vez, são explosivas e muito bem dirigidas. O único ponto “fraco” do filme, no entanto, é a cena de ação final que envolve um helicóptero e um trem. Uma cena que não casa tão bem com o ritmo do filme até aquele momento, mas que ainda assim não prejudica o filme na totalidade.
O filme termina com uma cena que indica uma possível sequência direta, mas que acabou por sair somente 4 (quatro) anos mais tarde. E, claro, com a frase clássica que remete até mesmo a série de TV que dá base a este filme:
Sua missão, caso deseje aceitá-la é...
Veredito: “Missão: Impossível” é um filme simples, eletrizante e intenso, capaz de deixar o espectador preso ao sofá da primeira imagem até o início dos créditos finais. Não é surpresa, portanto, que esse é apenas o primeiro de uma grande franquia do cinema.
Ficha Técnica:
Missão: Impossível (Título Original: Mission: Impossible, EUA – 1996)
Direção: Brian De Palma
Roteiro: David Koepp, Robert Towne (baseado em criação de Bruce Geller)
Elenco: Tom Cruise, Jon Voight, Emmanuelle Béart, Henry Czerny, Jean Reno, Ving Rhames, Kristin Scott Thomas, Vanessa Redgrave, Ingeborga Dapkunaite
Duração: 110 min.
Nota:

Comentários